Pé-de-bode

Quem nunca participou de uma rifa? Esse é um costume antigo. Rifa-se de tudo, motivo não falta: apurar um dinheiro para pagar dívida, comprar um bem que se está precisando ou querendo, ganhar um dinheiro extra, ou simplesmente para se desfazer de um bem que não está em uso, embora em bom estado de conservação.

Não se sabe ao certo o que levou um cidadão que morava lá pelas bandas da Lagoa do Leite a rifar uma sanfona. Não era uma acordeón qualquer, mas uma especial, mais conhecida como "pé-de-bode". É também chamada de sanfona de oito baixos, fole de oito baixos, harmônica... Um verdadeiro patrimônio da cultura nordestina. É considerada pelos sanfoneiros como um dos instrumentos mais difíceis de tocar. Cada um dos vinte e um botões tem duas notas. Quando abre o fole é uma nota e quando fecha é outra.

Pois bem. Tudo quanto é rifa que se organizava era dito e certo, batiam na porta de Osório para vender um bilhete. "Mas moço, que q'eu vou fazer com uma sanfona?", perguntou. "Compra Seu Osório, é prá ajudar". De tanto insistir, Osório comprou o bilhete, e quando menos esperava, vem lhe entregar o produto: "Olha aqui a sanfona, o Senhor foi sorteado". E agora? O que fazer?

Como ninguém em casa sabia tocar, o fole foi parar no sótão ao qual se chegava por uma escada bem inclinada. Lá ficou esquecido.

Certo dia, um dos meninos, inquieto como toda criança saudável, "achou" de bolinar nos guardados. Assim, lá vem Nilton, com seus quatro ou cinco anos de idade, descendo a escada, com o acordeón preso nos ombros e arremedando um sanfoneiro, só prá chamar a atenção.

Nem olhava prá baixo, animado com o brinquedo... Fon... Fonforom... Abria e fechava o fole. Um passo em falso e lá vem menino rolando escada a baixo com sanfona e tudo. No sufoco, algum dos assistentes conseguiu aparar a criança. Ufa! Foi por pouco.

Assustado, o pai pegou o pé-de-bode e deu ao primeiro que se interessou, livrando-se do perigo!

Quase 90 anos depois, Nilton conta a história e ri, arrematando: "Assim foi encerrada a carreira de um grande sanfoneiro".

Nenhum comentário:

Postagem em destaque