Mirandulina

É pouco adotado atualmente, mas Mirandulina era um nome mais comum do que se imagina no início do século passado. Significa "mulher admirável" e tem origem no latim. Pois era este o nome da boneca de Isaura, filha de João Pedro de Lima e Constança, quando a menina ainda vivia na Fazenda Poções.

Os seus pais desfrutavam de boa condição e propiciava aos filhos o que de melhor estivesse ao seu alcance. Isaura, até professor de bandolim tinha, mas para dar continuidade aos estudos regulares teve que ir para Brumado, onde seus padrinhos, o Major Casemiro e D. Mena, acolheram a menina moça com muito carinho.

Pode ter sido nesta época que ganhou uma linda boneca que de tão admirável virou Mirandulina.

A expressão "batizado de boneca" é muito usada para se falar de político em véspera de eleição,  quando não quer perder nenhum ajuntamento de pessoas para falar de suas qualidades e cabalar votos. Ao que parece a prática é antiga, pois a boneca de Isaura ganhou a sua festa de batismo.

A autoria da façanha - contava ela mesma aos filhos, foi Tião Urbano, genro de Neco do Olho D'água de Deô, ou Itaquaraí como ficou conhecida a localidade.

A Fazenda Poções ficava a um ou dois quilômetros do Olho D'água. Tião Urbano, além de cuidar do Cartório era também músico e se arriscava a dizer umas poesias. Pois de tanto preparar certidão de nascimento resolveu batizar a boneca numa cerimônia em que disse: "Eu te batizo pela tua formosura. Não te dou os Santos Óleos porque não és criatura".

Isaura, que tão tinha muita simpatia pelo Tião, por ironia do destino, gostava de repetir esta história do batizado que a divertia muito.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque