Dindinha


Dona Constança dos Santos Lima, a Dindinha, e João Pedro de Lima viveram boa parte de suas vidas na Fazenda Poções, perto do distrito de Itaquaraí, município de Brumado. Pais de Isaura, quando se casaram, João Pedro era viúvo.

João Pedro (20/09/1840 - 22/06/1918) casou-se em primeiras núpcias com Dona Virgínia dos Santos, com quem teve onze filhos (Teófilo, José Trajano, Isaias, Josias, Abilio, Ana Rosa, Júlia, Joselia, Adelaide e Cecília).

Dona Constança (11/11/1872 - 19/01/1954) tinha pouco mais de vinte anos de idade quando se casou com João Pedro, ele já contando com mais de cinquenta, era um homem maduro. Tiveram sete filhos: Isaura, Miguel, Edson Gabriel, Jason, Jonas, Elisa e Leonor.

Aos 78 anos, veio a falecer João Pedro e, anos depois, Dindinha se casa com José Severino Rodrigues, o Capitãozinho, viúvo como ela. Não geraram novos rebentos, mas o velho Capitão também tivera filhos, entre os quais Agenor Pinchimel Rodrigues, o Nôca, e José Pinchimel Rodrigues. Com o casamento do pai, José veio a ser filho e genro de Constança. Filho, porque ela era a esposa do seu pai. Genro, porque se casara com uma filha de Constança, Leonor, a irmã mais nova de Isaura.

Os filhos de Osório e Isaura pouca convivência tiveram com o avô, pois Osmar e Lourdes eram ainda muito pequenos, os demais não haviam nascido quando João Pedro faleceu.

Dindinha e Capitãozinho, ao casarem se mudaram para Livramento, tempos depois, transferiram-se para Caetité. Nesta época, Diná morou com eles, enquanto estudava no Colégio. Ainda em Caetité, Capitãozinho tomava conta de um comércio que mantinha com o filho Nôca, e vendia coco, açúcar e outros itens de consumo diário.

Dindinha faleceu em Brumado, aos 82 anos.
___________________________
João Pedro era filho de Antônio Cerqueira Lima e Josefina Santos Lima, ela filha de José Isaias da Silva. Constança era filha de Rodrigo José dos Santos e Maria Rosa dos Santos.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque