Homenagem a Tia Ná

 O ÚLTIMO ENCONTRO DOS VASCONCELOS ACONTECEU EM 2017. À ÉPOCA ESCREVI UM TEXTO HOMENAGEANDO OS 90 ANOS DE TIA DINÁ:


Passando por Brumado, um Vasconcelos não pode deixar de visitar os parentes, e se o tempo for muito apertado, um cafezinho na casa de Tia Ná é de Lei. É a casa onde chegaram já bem vividos vô Osório e vó Isaura, e que ali também viveram seus últimos dias.


Graças às intervenções comandadas pelo tio Ruy, que também ali se fixou, a casa é outra. Ganhou mais um pavimento, modernizou-se. Um portão no quintal liga à casa de tia Ruth, de modo que uma é extensão da outra e o trânsito é uma exigência para qualquer visitante.


Ali pertinho, quase dividindo o muro, durante bons anos, viveram Osmar e Celcídia, o que fazia a velha casa ainda mais animada. Nilton, sempre que seguia ou voltava de Guanambi, reservava ao menos um dia para a convivência com a família. Também assim foi com Lourdes e José Osório.


Hoje, tia Thereza não deixa de ir visitar as irmãs com frequência, e o mesmo acontece com Celina.


O chimango, o bolo frito, o crochê, o doce de leite, o maxixe, a conversa fora, fazem parte do cotidiano. De uns anos prá cá, o tal do feicibuque e o uótizape, viraram a sensação. Tudo fica se sabendo: quem nasceu, quem vai chegar, que dia vai ser a festa... tudo. Ficamos todos mais próximos. Tia Hilda com seu caderninho de anotações, de Macaúbas ou de Salvador, vai lembrando os aniversários e acordando logo cedo os mais preguiçosos. Tio João Pedro, de Salvador ou de Elisio Medrado, vez por outra, manda seus comentários.


Assim segue esta grande família, que sabe reverenciar os entes queridos e festejar a alegria de tê-los ao nosso lado.


Tia Ná é a homenageada de hoje. Ao festejar os seus 90 anos, queremos dizer do amor que temos por ela, e por sua dedicação de uma vida inteira. Dedicação à sua honrada profissão de professora, aos alunos que sempre recordam da mestra com muito carinho. Dedicação na responsabilidade que desde cedo assumiu, nos momentos mais difíceis que a família enfrentou. Dedicação aos pais, num cuidado extremo. Dedicação à religiosidade e às causas da caridade, da catequese, e da salvação da alma.


Tia Ná, que a sua simplicidade, sua bondade, sua serenidade, sua capacidade de enfrentar com paciência as vicissitudes e contratempos da vida, nos inspirem a sermos pessoas melhores - humanos, com todos os erros que nos caracterizam - mas que sejamos lembrados por tudo de bom que praticarmos.


Um grande e afetuoso abraço da

VASCONCELÂNDIA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque