sexta-feira, 13 de abril de 2018

Vasconcellos Bittencourt nos Açores

A pesquisa sobre os Vasconcellos Bittencourt nos Açores levou-nos à Ilha da Graciosa, uma das nove ilhas que integram o arquipélago, distante mais de 1.600 quilômetros de Lisboa. Com uma área de 60,66 km², está entre as menores e menos montanhosas formações de origem vulcânica do conjunto.

Na Graciosa, especialmente na Freguesia de Guadalupe, ou ainda, na paróquia de São Matheus e na matriz de Santa Cruz, são encontrados registros de nascimento, casamento, óbito de vários Vasconcellos Bittencourt, de onde foi possível identificar as datas e locais aqui citados. Lá estão os registros de batismo dos irmãos Francisco(1783), Manoel(1791) e José(1794), que se casaram com as filhas de Thimóteo Spinola de Souza, em Rio de Contas.

Seus pais, o Alferes Braz de Vasconcellos Bittencourt e Gertrudes Naves, tiveram outros filhos:  Rosa Francisca(1788), Anna(1797), Maria (1801). Consta, ainda, outro filho José, nascido em 1785. Dois a três anos separam cada nascimento.

Braz e Gertrudes se casaram em 1777. Em 1824, no Caminho das Almas, na Freguesia de Guadalupe, no Concelho da Santa Cruz, falecia o Alferes Braz de Vasconcellos Bittencourt, com 78 anos, nascido que foi em 1746. À época do falecimento,  Dona Gertrudes Naves de Vasconcellos já havia falecido

O Alferes Braz era filho de outro Braz, de igual sobrenome, nascido em 1724, casado, em julho de 1742, com Dona Izabel do Rosário de Souza (Consta Izabel Spínola, no registro de batismo do filho Braz). Braz, o filho, nasceu em 31 de outubro de 1746 e seus pais, naturais da Freguesia de Guadalupe, eram moradores do Caminho da Vitória 

Braz era filho do Capitão Bartholomeu Correa de Vasconcelos e Dona Francisca Xavier de Bitencourt, casados em 1703.

O Capitão Bartholomeu Correa era filho de André Spinola e Ageda Thaide de Vasconcellos, casados em 1677, sendo todos esses dados identificados nos Registros Paroquiais da Ilha Graciosa, Açores.

Dona Ageda era filha de Bartholomeu Correia Pestana e Innes Thaíde (grafado da "Genealogia da Graciosa" como Ignez d'Ataíde Vasconcellos). O manuscrito genealógico "Genealogia da Graciosa" é de autoria de Mateus Machado Fagundes, e é encontrado em: 
     http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GENEALOGIAS-GRACIOSA/GENEALOGIAS-GRACIOSA_item1/index.html?page=33 , casados em 1659. 


Veja os links:
Registro de casamento de Brás e Gertrudes no Concelho de Santa Cruz, Freguesia de Santa Cruz ( http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1755-1789/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1755-1789_item1/index.html?page=169 )

Registro de nascimento de Brás de Vasconcellos Bittencourt, o Alferes, pode ser encontrado em http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-GUADALUPE-B-1742-1757/GRA-SC-GUADALUPE-B-1742-1757_item1/index.html?page=68

Um comentário:

Juliana Areias disse...

Ola Primos, sou Juliana Areias (Vasconcellos Mendes) genealogista amadora, paulistana residente na Australia e tambem descendente do Alferes Bras de Vasconcellos e Bittencourt por sua filha Rosa Francisca de Vasconcellos Bittencourt casada com Jose Ignacio de Souza Bittencourt, cujos descendentes foram para o Rio de janeiro e posteriormente para Sao Paulo meus bisavo Reinaldo de Vasconcellos, bisneto da Rosa Francisca nasceu. Gostaria muito de trocar mais informacoes com voces, segue a pagina dos meus ascendentes Vasconcellos que estou desenvolvendo https://tinosgen.com/branches/juliana-areias/maternal-lines-portugueses-no-bairro-de-santana-em-sao-paulo-vasconcellos-ferreira-dos-santos-nascimento-pinheiro/

Meu email juliana@julianaareias.com, whatsapp +61405279160. Aguardo entao o contato de voces! Prima Ju.

Postagem em destaque